Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Pesquisa e Aprendizagem
Resgatar Histórias
Autores :Ana Maria Hernandez Pietro
Cássia Silvana Sotana
Mariana Lampa Hernandez Camargo
Rosa Aparecida Hernandez Pietro
Taiaçu , Setembro de 2010
Apresentação do Projeto
Objetivo Geral: Fazer com que o ouvinte, mergulhe no Universo das histórias envolvendo-se na magia de palavras que são capazes de mexer com seus sentimentos, de provocar emoções e trazer para perto de si o que não existe no mundo real, mas o que há em sua imaginação e fantasia, nas suas lembranças mais remotas.
Objetivo Específico: As influenciarão diretamente na maneira do ouvinte pensar o mundo, de compreender os valores e de captar os acontecimentos e interpretá-los.
Justificativa: A história vai sensibilizar o ouvinte, pois não é considerada como mera distração e entretenimento; acreditamos que pode ser luz lançada no seu caminho. Vivemos uns momentos áridos, povoados por imagens vazias, destituídas de significados, e resgatar significados é imprescindível para nossa existência.
Percebemos, pois que a tarefa do contar histórias é essencial e exige de nós educadores, um envolvimento integral de nosso ser, de nosso espírito, que, ao mesmo tempo em que toca o coração do outro, é afetado peças palavras e pelo ato de compartilhar que constituem essa prática. O momento da história será sempre muito especial e jamais será esquecido pelos alunos que, certamente, um dia lembrarão de nossas palavras, do nosso olhar, de nossos gestos, desses momentos que vão enriquecer seu imaginário, ensinando-o a lidar com o mundo dos sentimentos. Os alunos poderão esquecer o conceito de “substantivo”, mas jamais esquecerão das imagens provocadas pelos fios de palavras saídas de nossa boca, de nosso coração.
Metodologia: De acordo com os interesses do aluno, seu envolvimento com histórias, pode pesquisar um conto de fada, mito, lendas, fábula ou conto de ensinamento. Pode ir além do que nós professores podemos lhe oferecer durante as aulas e para enriquecer, nutrir seu mundo imaginário vamos ajudá-los a conectar-se em maior profundidade, despertando nele o desejo de entrar no mundo das histórias pela porta do prazer, pois elas nos encantam por alimentar o nosso imaginário e dar mais brilho ao nosso mundo interior. Ao se contar a história se concede ao ouvinte a possibilidade de criar o seu cenário, a sua música e as suas cores.
Cronograma: As situações de aprendizagem na vida real não se apresentam em compartimentos estanques. Assim, com as histórias, não estamos considerando o ensino de uma ou de outra área, isoladamente, mas a integração das idéias adquiridas, aplicadas a outras áreas do currículo sempre que for necessária.
Dogma: Acreditamos na força transformadora que há que há no ato de contar histórias, no potencial que esta ação tem de provocar prazer, encantamento e despertar emoções.
Alguns livros de histórias e a criatividade do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário